Como tratar água verde da piscina

27 de março de 2020
Como tratar água verde da piscina

Nada mais desanimador do que você fazer planos para curtir sua piscina e, lamentavelmente, ver tudo ir por água abaixo quando percebe que ela está inapropriada para uso. Definitivamente uma piscina com a água toda esverdeada não tem condições! No entanto, você precisa entender que cenas como essa podem vir a ser bastante corriqueiras. Ainda mais se, porventura, você não der atenção significativa para a manutenção periódica da sua piscina. Neste blog, portanto, vamos te mostrar como tratar a água verde da piscina! Entenda mais a partir da leitura a seguir:

Existem dois grandes motivos para que a água da sua piscina fique verde:

  • Acúmulo de metais: propiciado pela reação do cloro da piscina com metais encontrados na água, como o cobre, por exemplo.
  • Proliferação de algas: o mais comum de ocorrer. Ocasionado, em especial, pelas intempéries, como chuva e vento. Ademais, vegetação próxima à piscina também pode estimular a proliferação das algas. O esverdeamento acontece devido à alteração do PH.

É importante você conseguir identificar qual a razão para o esverdeamento da água. Para assim realizar o tratamento mais adequado.

Como saber, então, o que contribuiu para a água da minha piscina ficar verde?

Você pode fazer um teste simples. E, a partir dele, conseguir identificar a causa do problema. E, consequentemente, poder resolvê-lo da maneira mais eficaz possível.

O teste se baseia no seguinte:

  • 1º passo: Despeje um pouco da água da sua piscina em um recipiente limpo;
  • 2º passo: Adicione uma colher bem cheia de cloro e misture bem;
  • 3º passo: Deixar descansando por cerca de 1h;
  • 4º passo: Verificar a coloração da água. Se ela estiver com aspecto de ferrugem, é sinal de que a sua piscina está com acúmulo de metais.

Como devo proceder para tratar a água com acúmulo de metais?

3 etapas são cruciais para que a sua piscina volte a ter o aspecto de limpa novamente!

  • Supercloração na água: será o tratamento de choque. Aqui o objetivo é eliminar todo tipo de contaminante que tenha na água. Para isso, utiliza-se uma quantidade maior de cloro para alcançar esse objetivo.
  • Clarificante líquido: com a ajuda do clarificante, toda a sujeira será floculada. Essa etapa facilitará para a retirada dos resíduos. Já que eles ficarão depositados no fundo da piscina.
  • Aspiração: descarte definitivo de toda a sujeira com o uso do equipamento próprio.

Como devo proceder para tratar a água devido à proliferação de algas?

Vamos te mostrar as etapas que devem ser realizadas para melhorar a qualidade da água da sua piscina:

  • Ajustar a alcalinidade (entre 80 e 120 ppm);
  • Corrigir o PH da água (entre 7,0 a 7,4);
  • Utilizar o produto Algicida de Choque. Ele é usado especificamente para o tratamento de água que contenha algas;
  • Deixar a bomba e o sistema de filtração em funcionamento, de acordo com o fabricante;
  • Realizar a aspiração;
  • Cloração.

Esperamos que nosso blog tenha te ajudado a entender como tratar a água verde da piscina. Mas em todo caso, lembre-se, em caso de dúvida vale a pena chamar um profissional!

Você conseguiu perceber que todas as etapas para fazer com que a piscina volte a ser usada com segurança não são tão simples? Precisamos concordar que a manutenção constante é mais fácil de ser feita. E o melhor de tudo: não requer grandes esforços! Evite ao máximo deixar a sua piscina em situações em que só o tratamento de choque poderá limpá-la.

Por isso, cuidados constantes com o controle do pH, cloro, filtragem e aspiração são cruciais! Se possível, adquira também uma cobertura de piscina. Assim, você estará fazendo a sua parte para manter a água sempre bem tratada para usá-la com saúde e segurança!

Uma empresa totalmente consolidada no ramo de piscinas que pode te ajudar a adquirir os melhores equipamentos para a manutenção da sua piscina, é a Henrimar! Temos certeza que a excelência dos produtos e do atendimento farão você confiar de olhos fechados na marca! Entre em contato e certifique-se.