Como tratar a água da piscina para evitar a proliferação da dengue?

26 de fevereiro de 2021
Como tratar a água da piscina para evitar a proliferação da dengue?

A escolha por um espaço de lazer particular indica a necessidade de alguns cuidados especiais. A água é um ambiente propício ao aparecimento de moradores indesejados, como microrganismos que podem causar doenças. Além disso, é um aconchegante espaço para a proliferação da dengue. Por isso, é essencial que a água esteja sempre limpa e que seja tratada de forma correta. Afinal, um dia quente pede um mergulho relaxante, mas isso só se a água estiver limpa, né? Este blog veio para te ajudar a explicar como tratar a água da sua piscina!

A proliferação da dengue na água da sua piscina

Apesar de ser um assunto relativamente popular, ele nem sempre recebe a prioridade adequada. Sendo assim, quanto maior a quantidade de informações às quais tivermos acesso, mais fácil será de combater esse mal.

O Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue e de doenças como zika e chikungunya – possui características que o tornam um grande inimigo da comunidade. Seu ciclo reprodutivo é formado de 4 (quatro) etapas: ovo, larva, pupa e mosquito adulto. A fêmea, diferentemente do macho, não se alimenta de seiva e néctar. Ela precisa de sangue para o amadurecimento de seus ovos.

Os ovos são depositados no interior de recipientes, onde a umidade favorece o processo de maturação. E se engana quem pensa que os bichinhos não são exigentes! A superfície está localizada sempre em reservatórios de água limpa. E uma piscina sem utilização ou indevidamente tratada não é nada mais que um enorme recipiente de água parada, não é mesmo? Por isso os tratamentos químicos são essenciais para inviabilizar a procriação dos mosquitos nas bordas da sua piscina.

A dengue tem grande potencial epidêmico, já que uma simples tampinha cheia de água limpa pode se tornar lar de milhares de ovinhos do mosquito. Isso sem contar que a transmissão é muito rápida. Já que o vetor é pequeno e quase imperceptível. Lembrando que não é porque o mundo está sendo assolado pela pandemia do novo Coronavírus que devemos deixar de lado o cuidado com a dengue. Afinal, os dias quentes do verão pedem piscina, e a piscina pede água, assim como a fêmea do Aedes Aegypti. Por isso, o cuidado deve ser redobrado! Visto que a comunidade em geral sofre com a proliferação dessa doença.

Como tratar água da piscina?

Depois de ficar ligado nos perigos da água parada, é importante se atentar aos cuidados com a sua piscina. Pois o que a gente espera é aproveitar ao máximo os mergulhos. E para isso, a água deve estar limpa e tratada.

A constância no tratamento garante, além da qualidade, também a facilidade no processo. Já que quanto maior o intervalo de tempo entre um tratamento e outro, mais horas serão necessárias para tratar a água da piscina. Mas isso não significa que seja um procedimento para especialistas, estar disponível já garante grande parte do serviço.

Limpeza das bordas

As bordas são locais propícios para a desova da fêmea. Sendo extremamente importante a limpeza preventiva dessas regiões. Para isso, existem kits próprios de limpeza para, assim, manter as bordas e paredes da sua piscina sempre bem cuidadas.

Além disso, a capa protetora auxilia na proteção contra moradores indesejados como as larvas da dengue. Ademais, protege nos períodos de menor utilização, auxiliando contra a perda de calor e, consequente, a evaporação da água.

Controle da água

Já que estamos em período de alta temporada, as piscinas seguem a todo vapor Brasil afora. Verão é como um sinônimo para muita água: seja para a ingestão ou para ficar coberto por ela. Mas é preciso de alguns cuidados. Uma vez que não queremos interferências na diversão.

Logo, o tratamento químico irá proporcionar a tranquilidade e a segurança para o uso da piscina. Os produtos têm como finalidade manter a limpeza e a desinfecção da água, mantendo-a sempre cristalina e livre do aparecimento de algas ou larvas da dengue.

Para isso é importante se atentar às informações do fabricante. Já que ele, melhor que ninguém, pode nos ajudar com a tarefa de como tratar a água da piscina, não concorda? Por isso, busque suporte em locais especializados. Eles tirarão todas as possíveis dúvidas além de, claro, oferecer os equipamentos e/ou acessórios que você precisar.

Como tratar a água da piscina com o kit de limpeza

Se depois de todo o aprendizado visto aqui em como tratar a água da piscina você ficou com vontade de um lugarzinho especial e refrescante no seu quintal, dá uma olhada aqui. Porque convenhamos, o brasileiro merece um bom mergulho depois de um longo dia de trabalho neste país tropical!