Como economizar água com uma piscina em casa?

7 de fevereiro de 2014
Como economizar água com uma piscina em casa?

Economizar água é uma tarefa bem mais simples do que parece, e mesmo com uma piscina em casa é algo fácil a ser feito. Com a escassez de chuva nos últimos meses, precisamos nos atentar para esta economia.

Dados da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) mostra que neste período de verão e calor intenso o consumo de água sobre em média de 3% a 5%, e o número de banhos também dobram.

Algumas ações simples nos ajudam a economizar água em casa, como primeiro ensaboar toda a louça para depois enxaguar, na hora do banho deixa o chuveiro fechado para se ensaboar e escovar os dentes, sempre, de torneira fechada. No jardim molhe as plantas com regador e lave o carro com balde. E reutilize a água da máquina de lavar para limpar o quinta e nada de lavar a calçada.

Mas e se você tem uma piscina em casa? Com a manutenção correta e periódica não será necessário trocar a água da piscina.

Como as piscinas residenciais têm em média um volume de 30 a 100 m³ de água é necessário uma atenção para que não haja o desperdício. Por isso que o tratamento de manutenção de uma piscina deve ser feito durante todo o ano, inclusive no inverno.

A bomba da piscina e os filtros devem ser checados regularmente, se eles estiverem fora dos padrões corretos, podem causar um aumento no uso da água. Faça a limpeza da superfície com a peneira, filtre a água por pelo menos 6 horas e aspire a piscina. Não esqueça de verificar o pH e o cloro.

Quando não estiver usando a piscina, mantenha-a coberta, uma das forma de perder a água da piscina é através da evaporação, e o simples ato de utilizar a capa reduz essa perda.

Dicas simples lhe ajudam a economizar e não permitir que a água falte.