7 Brincadeiras para fazer na piscina durante as férias

23 de novembro de 2018
7 Brincadeiras para fazer na piscina durante as férias

Quando chegam as férias de verão a piscina se torna, definitivamente, o paraíso da sua casa. Ainda mais com todo esse calor. Mas a piscina além de refrescante e relaxante, também é divertida. E pode ser muito mais se você souber o que fazer nela. Reserve ao menos um final de semana de brincadeiras na piscina com seus filhos e as outras crianças. Amigos da escola ou da vizinhança. Não importa. O importante é ter bastante gente (na medida do possível, claro!). E a família também pode se reunir e dar boas risadas.
Não se esqueça também que se movimentar é sempre bom, especialmente na piscina. E tudo fica ainda melhor com brincadeiras. Conheça com a gente 7 brincadeiras que podem ser feitas na sua piscina e torne as férias das crianças ainda mais divertidas!

1. Corrida Submarina

Pode parecer uma ideia um tanto simplória. Mas a verdade é que a corrida submarina é uma ótima brincadeira para se fazer na piscina e que mantém as crianças bastante entretidas!
O objetivo dessa brincadeira é ver quem consegue nadar por mais tempo e em uma maior distância debaixo d’água sem respirar. Você pode tornar a corrida mais desafiadora (e por que não mais divertida?) ao limitar os movimentos das crianças. Permitindo que mexam apenas suas pernas. Como as sereias ou os golfinhos!

2. Garrafa invisível

Pegue uma garrafa pet vazia de 2 litros. Mas atenção: escolha uma garrafa com uma tampa branca ou que tenha a mesma cor da sua piscina. Pintar a tampa pode ser uma boa ideia. Isso é muito importante para a brincadeira. Você já irá entender o porquê.
Encha a garrafa com água da piscina e coloque as crianças de costas para ela enquanto você joga a garrafa lá dentro. Quando ouvirem o barulho, as crianças podem se virar e tentar encontrar a garrafa.
Essa brincadeira pode ser mais difícil do que se imagina. Lembra da cor da tampa? A garrafa irá se camuflar com o fundo da piscina! Não é atoa que o jogo se chama “garrafa invisível”. Você também pode escolher garrafas pet menores, ou várias delas. Tornando a brincadeira na sua piscina ainda mais empolgante.
Moedas também são uma boa ideia para uma caça ao tesouro!

brincadeira piscina

Imagem: Shutterstock

3. Bolas de pingue-pongue

Mas da mesma forma que é divertido procurar por objetos embaixo d’água, você também pode deixar outros flutuando. Bolas de pingue-pongue são ótimas por serem leves e difíceis de ver. Para tornar a brincadeira mais divertida, você pode colocar pontuações diferentes nas bolas ou os nomes das crianças. Ou seja, elas só podem pegar as bolas com seu próprio nome!

4. Batalha com macarrões de espuma

Não há criança que não goste de se imaginar como um grande guerreiro ou guerreira medieval. Mas ao invés de espadas e cavalos de verdade, obviamente, aqui usaremos boias como montarias e macarrões espaguete feitos de espuma bem coloridos como espadas.
Quem aguentar mais tempo sobre sua montaria, vence a batalha!

5. Tubarão na piscina

Essa brincadeira é um pega-pega só que utilizando a piscina. Funciona da seguinte maneira: uma das crianças será o tubarão. Você pode fornecer alguns apetrechos para que ela seja mais veloz se comparado às outras crianças e assim ter alguma vantagem.
Nesse pega-pega não se utilizará apenas a piscina. Mas a parte de fora também. Os outros participantes podem sair da água durante cinco segundos. Já o tubarão está limitado ao seu habitat natural. Cabe a ele pegar uma das crianças enquanto ela estiver dentro d’água. A criança capturada se tornará o próximo tubarão.

6. Marco Polo

Marco Polo é outro tipo de pega-pega que pode ser feito na sua piscina. Uma das crianças será o pegador e deverá ter os olhos vendados enquanto estiver encarregado de perseguir o restante dos amigos.
O pegador conta até 10 e grita “Marco!”, tendo que receber em resposta um “Polo!” dos outros participantes. E através do som das vozes, ela terá que ir atrás dos outros, até que pegue algum deles e este se torne o pegador da vez.
Outra maneira de uma das crianças se tornar o pegador é não responder “Polo” ao chamado. Mas isso acontece apenas se o pegador suspeitar disso. Ele terá de perguntar algo como: “Fulano não disse nada?” e os outros jogadores terão de responder à pergunta. Caso a resposta seja positiva, aquele que não tiver dito “Polo” se tornará o próximo pegador.
Essa brincadeira requer silêncio, mas é impossível não fazer barulho dentro da piscina. E mesmo que fosse fora dela. As risadas sempre escapam em algum momento!
Além disso, tenha cuidado com a profundidade da piscina, afinal um dos jogadores estará vendado durante o jogo.

7. Acerte a marmota

Acerte a marmota vem do original whack a mole. Um jogo onde, com um martelo, os jogadores têm que acertar na cabeça das marmotas conforme elas saem de seus buracos. Aqui não teremos marmotas nem martelos. Mas uma das crianças deverá se sentar na beirada da piscina e acertar a cabeça de seus amigos conforme eles saem debaixo d’água. Com um macarrão de espuma no lugar do martelo. Uma brincadeira ideal para se fazer na piscina!

brincadeira piscina

Imagem: Shutterstock


Fique à vontade para criar regras mais elaboradas e até quem sabe fazer uma gincana no quintal da sua casa. As crianças vão adorar e você poderá passar um momento inesquecível com todas elas!