Neste começo de ano, as pancadas de chuvas são comuns e quase sempre temos um dia ou outro com temporal de relâmpagos e trovoadas. Nossa função com esse post é orientar para os perigos de raios na piscina. Sim, o perigo é real. Pequeno, mas pode acontecer.

Primeiramente vamos definir o que é um raio. O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre nuvens ou entre a nuvem e a terra. A principal dica é evitar contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica (fogões, geladeiras, torneiras, canos, etc) ou cercas de arame, grades, escadinhas de piscinas, tubos metálicos, linhas telefônicas (inclusive telefones sem fio) e qualquer outro objeto metálico.

Ao ser atingida por um raio, a pessoa fica carregada de eletricidade. Quando são atingidas por um raio, as vítimas precisam de socorro imediato;  e apesar de dizerem que as vítimas dão choque, na verdade não dão. Peça ajuda médica urgente,  pois precisam especialmente de reanimação cardio-respiratória.

No caso de piscinas, é raro acidente com raios, mas pode acontecer. Segundo matéria do Terra, a informação do professor Francisco Sevegnani, chefe do Departamento de Física da PUC-SP, é que água da piscina oferece um pequeno risco de atrair raio, pois faz uso de muito cloro, substância que conduz eletricidade. E avisa que se um raio cair na água, em qualquer ponto da piscina, a descarga elétrica pode atingir quem estiver na água. O professor também lembra que ficar com parte do corpo para fora da água, pode atrair um raio, pois o corpo funciona como um para-raio.

Os usuários de piscinas correm riscos mesmo quando um raio atinge o solo a uma distância superior a 500 m. Isto porque parte da corrente elétrica pode escoar por tubulações de água, percorrendo longas distâncias, até a piscina (internas ou externas). De acordo com recomendações do NLSI as atividades aquáticas devem ser suspensas e as pessoas encaminhadas a um local protegido por pára-raios sempre que uma tempestade estiver mais próxima que 13 km, isto é, o intervalo acima for menor que 40 seg.

Confira as principais dicas para evitar problemas com raios clicando no link da Distribuidora de Energia de Poços de Caldas, a DME!

Novidades

Veja mais

Contato

    Fechar

    Indicação Premiada

    Quando os seus indicados fecharem o negócio, você recebe um bônus em dinheiro com um percentual proporcional ao valor da sua compra. Compartilhe sua felicidade e seja recompensado por isso. Veja o Regulamento e saiba mais!

      Participante

      Indicado

      Copyright © 2024 Henrimar Piscinas. Todos os direitos reservados.

      Desenvolvido por Chilli360

      Véspera Tecnologia

      Nós usamos cookies

      Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

      Saiba mais