A água: Todos sabem da importância que ela exerce na manutenção da vida, contudo para uma parcela da população mundial é normal não tê-la presente em suas torneiras. No Brasil, segundo os dados da Confederação Nacional de Indústria, somente em 2054 todos os brasileiros terão acesso à água tratada em suas casas. Nesta semana, no dia 22 de Março, foi celebrado o dia da água e foram levantadas diversas discussões sobre os caminhos que a sociedade deverá tomar para evitar o seu fim, uma dessas reflexões é sobre o saneamento básico.

Água tratada e Saneamento básico como direitos da sociedade

O direito ao acesso à água tratada e ao tratamento de esgoto são direitos que todos os brasileiros possuem, são itens básicos de saúde pública e saúde ambiental. Em pleno século XXI ainda é muito comum brasileiros não terem nunca ouvido falar em água encanada e não é necessário ir até o interior do Brasil para presenciar essa realidade. A falta de tratamento adequado dos dejetos, a longo prazo, fazem seu papel na diminuição desse recurso. A água, assim como outros elementos da natureza possui ciclos, e as ações do homem contribuíram para seu desequilíbrio e para episódios como a crise hídrica brasileira que chegou no Sudeste do Brasil em 2015. Desta vez a culpa não foi somente de São Pedro.

Os problemas de saúde pública que assolam todo o território brasileiro, como Dengue, Zika vírus e chikungunya são reflexo da falta de infraestrutura neste setor. Quando não há respeito com a natureza, ela responde de forma violenta também. O dia da água é um momento oportuno para olharmos para todos os efeitos que a ação do homem realiza na natureza e como a água é de extrema importância para a vida. Ela tem um ciclo e deve-se respeitá-lo para que haja qualidade de vida e garantia de direitos.

Referências:

Brasil Escola 

Novidades

Veja mais

Contato

    Fechar

    Indicação Premiada

    Quando os seus indicados fecharem o negócio, você recebe um bônus em dinheiro com um percentual proporcional ao valor da sua compra. Compartilhe sua felicidade e seja recompensado por isso. Veja o Regulamento e saiba mais!

      Participante

      Indicado

      Copyright © 2024 Henrimar Piscinas. Todos os direitos reservados.

      Desenvolvido por Chilli360

      Véspera Tecnologia

      Nós usamos cookies

      Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

      Saiba mais