O que é o Novembro Azul?

Azul como a Henrimar este mês sugeríamos o azul. O novembro azul é um mês destinado a lembrar sobre a importância do diagnostico do câncer de próstata. Durante o novembro azul é possível ver campanhas falando sobre a prevenção, exame e diagnostico desta e de outras doenças masculinas.
Em outros países o Novembro Azul é chamado de Movember, e vai além das campanhas de conscientização. Os homens promovem encontros e reunião para debater sobre todo o universo das doenças masculinas e suas prevenções. É comum ser abordado temas como câncer de prostáta, o câncer de testículos, depressão entre os homens e cultivo da saúde do homem.
O Novembro Azul surgiu no ano de 2003, na Austrália, aproveitando a data do dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, mas é importante dizer que tradicionalmente o mês azul é dedicado dedicado ao Diabetes Mellitus.
No dia 14 de novembro é do Dia Mundial do Diabetes, mesma data de ata do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina. A data é internacional e foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes – IDF, pela Organização Mundial da Saúde – OMS, além de contar com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas – ONU.
Neste período muitos locais do mundo iluminam seus prédios e monumentos mais importantes com a cor azul, ação realizada também no mês de outubro, quando o tema é o câncer de mama, e chamamos de Outubro Rosa.
No dia 19 de novembro também há o Dia do Homem, mas uma data a ser comemorada no Novembro Azul.

Novembro Azul e curiosidades

O símbolo do Novembro Azul é um bigode, neste mês os homens cultivam seus bigodes para reforçar as campanhas.
Não é Novembro que é Azul, o mês de agosto também é o Agosto Azul. Este mês é dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, entre outras, apenas não mencionando a diabetes.

Os comentários estão fechados.