No país do futebol, outro esporte que desponta é a natação. A natação tem ganhado força nas competições, contudo, ainda falta incentivo aos atletas. O mês de Julho é o mês do Pan-Americano e a natação não tem feito feio nas piscinas do Canadá.

Desde que o homem surgiu na Terra, a água tem um papel muito importante, sem ela a vida não seria possível. A prática da natação é tão antiga quanto o homem, desde os primórdios essa prática era usada para fugir dos predadores a momentos de prazer e relaxamento. Na Grécia Antiga foi um item básico na formação dos jovens, mas no ocidente, só teve seu valor no século XIX quando o Lorde Byron cruzou um canal de águas profundas e fincou um marco na história. Logo, essa prática ganhou força como esporte e conquistou o mundo todo.

A geração moderna da natação brasileira começou a ter notoriedade nos anos 70, quando conquistaram medalhas no Pan-Americano. Quem não se lembra dos nadadores Gustavo Borges e o “Xuxa” nos anos 90? Hoje, um nome ganha várias manchetes, César Cielo, que junto com o time no Mundial de 2014 conquistaram o pódio. Esse ano no Pan-Americano no Canadá não tem sido é diferente.

Mesmo com tantas vitórias a natação ainda não arrebata tantos admiradores como o futebol, talvez a resposta esteja na falta de incentivo para a prática do esporte, que ainda é mínima e por isso, vencer tem um valor maior. Mais que esforço dos atletas que se desempenham da melhor forma possível para conquistarem posições e notoriedade nacional e mundial, o problema está justamente na falta de melhor infraestrutura e na falta de patrocínio. Na era Guga, muitos jovens iniciaram a prática do tênis, mas pela falta de infraestrutura, sobretudo em áreas de periferia, o tênis foi trocado pela velha bola e terra batida.

A importância das vitórias da Natação em campeonatos Mundiais é levar o nome do Brasil adiante e incentivar outras pessoas a praticarem esportes. A natação pode mudar a vida de alguma pessoa. O esporte possui o poder de transformação através do comprometimento, superação de limites, além de oferecer disciplina e num país em que muitos jovens se perdem pela falta de oportunidades, a natação é uma incrível saída a tantas desigualdades.

Referências:

 http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/396442_E+UM+MOMENTO+HISTORICO+DA+NATACAO+DO+BRASIL

http://www.travinha.com.br/esportes-aquaticos/54-natacao/212-natacao-a-historia

 

Novidades

Veja mais

Contato

    Fechar

    Indicação Premiada

    Quando os seus indicados fecharem o negócio, você recebe um bônus em dinheiro com um percentual proporcional ao valor da sua compra. Compartilhe sua felicidade e seja recompensado por isso. Veja o Regulamento e saiba mais!

      Participante

      Indicado

      Copyright © 2024 Henrimar Piscinas. Todos os direitos reservados.

      Desenvolvido por Chilli360

      Véspera Tecnologia

      Nós usamos cookies

      Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

      Saiba mais