Como você trata o solo? Essa pergunta é crucial para podermos iniciar uma reflexão sobre ele, que de tão importante tem até um dia: 15 de abril é o dia Nacional da Conservação do Solo. Muitas vezes, o solo é desassociado do ambiente, motivando ações que causam impactos negativos ao ecossistema geral, incluindo nós, humanos. Na natureza não tem a possibilidade de dissociação, cada componente é único e uma peça importante para a continuidade dos ciclos. Imagine como seria viver num grande deserto, como seria não conseguir mais plantar nada, como seria? Impossível de imaginar um cenário tão apocalíptico, porém, o que achávamos impossível já é possível e já é hora de falarmos sobre ele: o solo e sua importância.

O solo é componente fundamental do ecossistema terrestre, pois é o substrato utilizado pelas plantas para se desenvolverem, como suporte de sustentação das raízes e nutrientes como água, oxigênio e nitrogênio, essenciais para o seu crescimento. Mas não é só de plantas que vive o solo, ele também é responsável pela regulação, distribuição e escoamento da água da chuva e de irrigação, armazenamento e ciclagem de nutrientes elementares para as plantas, proteção e filtragem da água, além de o homem utilizá-lo como matéria prima para suas construções e artesanatos.

É um recurso natural dinâmico, porém passivo à fácil degradação causada pela ação do homem na natureza. Suas funções mais básicas ficam prejudicadas sob as condições inadequadas, com o peso das reações negativas e rompimento do plano cíclico natural, como os que sofrem diretamente com os maus tratos, como os solos de áreas agrícolas e urbanas.

A degradação do solo é vista em diversas maneiras, tais como observados em processos de infertilidade, diminuição da matéria orgânica, perda de solo causada pela ação hídrica (água da chuva) e eólica (ventos), contaminação por elementos químicos industriais e urbanos (incluindo o lixo), alteração do formato do solo por conta de obras civis, exploração mineral e a desertificação.

A solução, no entanto, requer um pouco de cada um para ser resolvida, olhando com respeito para a natureza e revendo a forma como as nossas ações interferem em seu ciclo. Vamos todos cuidar com carinho do nosso lar, começando por nosso chão!

Novidades

Veja mais

Contato

    Fechar

    Indicação Premiada

    Quando os seus indicados fecharem o negócio, você recebe um bônus em dinheiro com um percentual proporcional ao valor da sua compra. Compartilhe sua felicidade e seja recompensado por isso. Veja o Regulamento e saiba mais!

      Participante

      Indicado

      Copyright © 2024 Henrimar Piscinas. Todos os direitos reservados.

      Desenvolvido por Chilli360

      Véspera Tecnologia

      Nós usamos cookies

      Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

      Saiba mais