É dentro d’água que o show acontece – Os esportes aquáticos nas Olimpíadas

 

As Olimpíadas já estão aqui! Ocorre em agosto, na cidade do Rio de Janeiro, a 28° edição dos jogos olímpicos da era moderna. Serão dias de competição para celebrar o esporte e a paz, com a presença de 42 esportes diversos, realizados na terra e água, e hoje iremos falar um pouco dos esportes aquáticos.

Os esportes aquáticos olímpicos são regulados pela Federação Internacional de Natação, mas vão muito além disso, abrangendo modalidades como o nado sincronizado, polo aquático, salto ornamental, dentre outros.

A natação sempre esteve presente na vida do homem, já que nadar foi crucial para o desenvolvimento humano. A partir dessa modalidade, outras variantes foram sendo criadas conforme as necessidades e a criatividade e, assim, regras e padrões foram estabelecidas.

O salto ornamental, nado sincronizado e polo aquático datam o final do século XIX, apresentando uma releitura criativa dos movimentos aquáticos. Dessas modalidades, apesar de criado por homens, somente o nado sincronizado é praticado por mulheres, por apresentar melhores resultados com os movimentos femininos.

Desde o início dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, a natação se faz presente. São quatro modalidades de nado com provas de revezamento à maratona aquática realizada em mar aberto.

Algumas curiosidades

O nado sincronizado é executado ao som de uma música com acompanhamento de coreografias. Para se ganhar mais pontos, espera-se movimentos fundamentais, como acrobacias e sincronização entre os componentes. Com os movimentos que lembram o ballet, o grau de dificuldade é avaliado pelos juízes, que avaliam também o ritmo e interpretação da música.

O polo aquático foi inspirado nos jogos de rugby e é executado com 7 jogadores. A finalidade é levar a bola até o gol do adversário. Vence quem faz mais gols, como o jogo de handebol.

O salto ornamental é, sem dúvidas, o que mais tira o nosso fôlego. Os participantes saltam de plataformas em direção à água, executando manobras e acrobacias. O salto é avaliado pela aproximação, partida, elevação, execução e entrada.

A natação, um dos esportes mais populares, tem o intuito de percorrer um trecho determinado, de acordo com sua categoria. Elas são: livre, costas, borboleta e peito. Outra variante é a maratona aquática.

Em agosto, o show será nas águas das piscinas das Olímpiadas. Vamos juntos perder o fôlego com essas modalidades e prender a respiração para mergulhar fundo na comemoração!

Os comentários estão fechados.