22 de Março: Dia Mundial da Água

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas promulgou o Dia Mundial da Água, através de uma Declaração Universal dos Direitos da Água.

Desde então, todo dia 22 de março se reafirma o compromisso de conscientização do consumo do maior bem natural do planeta: a água.

2/3 do planeta Terra são formados por água, mas apenas 0,008% dessa água é própria para o consumo. Contudo, grandes partes dessas fontes estão sendo contaminadas, poluídas e degradadas pelo homem, ameaçando as futuras gerações

Por que ter um Dia Mundial da Água?

O objetivo da ONU é promover a conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos, sobretudo para ressaltar a importância do uso sustentável desse recurso e a necessidade de conservação dos ambientes aquáticos.

Pequenas atitudes diárias fazem grandes diferenças!

A água é parte do patrimônio do planeta, pois é ela a responsável pela condição essencial de vida dos vegetais, animais e do ser humano.

O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos, ou seja, da preservação de nossos mares e oceanos, onde esses ciclos começam.

Como ajudar?

Você sabia que uma pessoa necessita de, pelo menos, 40 litros de água diariamente para fazer suas atividades? Agora imagine que, no mundo, somos cerca de 6,1 bilhões de pessoas.

Ainda que o Aquífero Guarani, o segundo maior reservatório de água do mundo, tenha capacidade de abastecer a população brasileira por cerca de 2.500 anos, alguns pesquisadores acreditam que daqui a 20 anos, a escassez de água seja uma realidade mundial.

Por isso, é preciso conscientizar, educar e agir através de pequenas atitudes no nosso próprio dia a dia que, apesar de parecerem pouco, ajudam muito na preservação e na economia da água.

Nós já te ensinamos alguns passos como, por exemplo, reutilizar a água da sua piscina após a drenagem. Mas você também pode aplicar isso na hora do banho, ao escovar os dentes, lavar louças…

A água que sempre é descartada no ralo pode ser reutilizada em funções como limpeza doméstica e regar as plantas.

Pequenas atitudes, como lembrar seus filhos de fechar a torneira enquanto escovam os dentes e não demorar no banho ajudam a preservar o planeta.

E se cada um fizer a sua parte, nossa principal fonte de vida será eterna. Afinal, o futuro do nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.

A água é um direito de todos. A água é um direito à vida!

Os comentários estão fechados.