Como ter uma vida saudável no Inverno

Com a chegada do inverno, o frio nos convida para ficarmos embaixo de cobertas, tomando algo quente e bem saboroso. Outra característica do frio é a fome, isso é muito normal!

A verdade é que no inverno a sensação de emagrecimento é menor que no verão, porém ocorre justamente o contrário. O corpo queima mais calorias no frio devido a necessidade que tem de manter-se aquecido. Desta forma, as mudanças fisiológicas geradas pelas temperaturas baixas fazem com que o corpo sinta mais frio, ao passo que, quanto mais frio, mais fome. Nesse período o corpo sofre alterações no metabolismo e funciona 5 vezes a mais que em outras épocas.

No período que estende o Verão, temos a impressão de gastarmos mais energia por suarmos mais, o que o corpo faz é liberar o calor em excesso através da transpiração. No inverno, a temperatura cai e os tecidos adiposos possuem um papel importante de manter o calor corporal em torno dos 37 graus. Por isso o corpo necessita de mais energia para manter a temperatura estável, desta forma, busca nos alimentos o potencial necessário para essa função.

Para repor a energia necessária, os alimentos são a primeira opção, principalmente os grupos que fornecem mais energia como os carboidratos, as massas e os doces. Aquele desejo por queijos e vinhos podem ter até uma explicação científica, porém, na grande maioria, esse desejo vem da cabeça das pessoas que associam o clima frio com todas essas gostosuras. Você pode consumi-los desde que não exagere nas quantidades. Interessante é optar por uma alimentação equilibrada e saudável, aliada as práticas de exercícios, mesmo que a vontade seja ficar debaixo das cobertas.

Neste período, muitas pessoas se afastam das práticas de exercícios físicos, sobretudo nas piscinas. Mas uma notícia pode trazer mais ânimo, nesta época as práticas proporcionam maiores vantagens, os exercícios em temperaturas baixas aumentam 30% a queima de caloria, além de deixá-lo mais resistentes aos resfriados e às gripes.

Em dias que o frio não contribui para as atividades ao ar livre, prefira locais fechados e climatizados, principalmente para quem sofre de problemas cardíacos. Em temperaturas mais baixas os vasos sanguíneos estão mais contraídos, proporcionando mais riscos para problemas cardíacos, por essa razão locais com a temperatura mais elevada ajuda na prática de exercícios.

Lembre-se que o consumo de água deve continuar! Na mesma forma que no Verão, o corpo perde líquido, por isso é importante sempre consumir a quantidade de água estabelecida!

A prática de exercícios deve ser contínua! Deixe a preguiça de lado e se mova mais, o corpo agradece e sua saúde também!

Referências:

http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/atividade-fisica-no-inverno-3-1-2-171.html

http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2012/julho/fazer-exercicios-fisicos-no-inverno-aumenta-em-ate-30-queima-de-calorias

http://www.anutricionista.com/alimentacao-no-inverno.html

 

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