Entre 20 de Abril a 20 de setembro é o período que se estende as estações Outono-Inverno no Hemisfério Sul e as características básicas dessas épocas são as temperaturas mais baixas e tempo seco, sem muitas precipitações chuvosas. Nessas épocas, a estiagem pode castigar as plantas e por isso algumas medidas devem ser tomadas para que seu jardim permaneça saudável e bonito.
O ideal é que se contrate um jardineiro ou empresa de paisagismo, mas se prefere fazer isso como um hobby, atente-se as nossas dicas.
Quando as temperaturas estão altas e o clima seco, deve-se regar as plantas mais vezes, em dias mais frios e sem chuvas, a irrigação não precisa ser intensa. Neste caso, o ideal é regar as plantas pela manhã para que ao longo do dia ela absorva a umidade. Em caso de geada, aguar pela manhã ajuda a derreter o gelo do orvalho que encontra-se nas plantas, e assim, evitar danos ao cultivo, pois o gelo pode queimar as folhas e flores das plantas.
Conhecer as espécies que possui em seu jardim ajuda a entender o tipo de irrigação que cada uma necessita. Em espécies caducifólias (que perdem as folhas no inverno) a irrigação pode ser dispensada nesse período, pois elas voltam a florescer normalmente na Primavera. Outras espécies entram em períodos de hibernação no frio, como o lírio-do-bosque e falso-íris, sendo que seus bulbos podem ser retirados, guardados em ambientes escuros, secos e replantados na Primavera.
Plantas em vasos devem receber água moderadamente, caso perceba que a água vase do dreno do vaso, diminua a quantidade. Uma dica para saber se essas plantas necessitam de água, é colocar o dedo na terra, caso a terra grude no dedo, não dê água à planta. Mas evite deixar água parada nos vasos por causa da Dengue.
Deve-se evitar as podas nesse período, pois ela influencia o crescimento lateral da planta, que por sua vez, podem prejudicar os novos brotos por causa do frio. Espécies que florescem no inverno, como as Azaleias, não devem ser podadas, pois isso pode acarretar danos em seu crescimento.
A adubação é sempre melhor aproveitada quando a planta está com seu metabolismo acelerado, que ocorrem nos períodos mais quentes e com mais umidade (natural ou artificial). Já com as plantas que florescem no outono e no inverno, a adubação estimula a floração e o ideal é utilizar fertilizantes orgânicos (húmus, minhocas ou esterco) a cada 60 dias e adubos granulados em pó a cada 30 dias.
Como os fungos gostam de ambientes quentes e úmidos, na época da estiagem há uma diminuição dos casos dessa praga. Contudo, os ácaros podem atacar as plantas; para isso, basta aguar as folhas das plantas para que ele saia.
A grama se dá bem em épocas frias, necessitando adubação orgânica, realizada no mês de Maio. Seu corte deve ser feito alto e com intervalos maiores entre as próximas vezes.
Lembre-se, cuidar de seu jardim nos período de Outono-Inverno ajuda que ele fique mais bonito na Primavera e Verão. Ao escolher as plantas para o seu jardim é importante saber qual o período de floração de cada espécie e o que elas precisam para permanecer sempre bonitas e saudáveis.

Referências:
http://jardineirofiel.com.br/dicas-para-cuidar-de-plantas-clima-frio-seco/
http://www.bolsademulher.com/lar/720/como-cuidar-das-plantas-no-inverno

Novidades

Veja mais

Contato

    Fechar

    Indicação Premiada

    Quando os seus indicados fecharem o negócio, você recebe um bônus em dinheiro com um percentual proporcional ao valor da sua compra. Compartilhe sua felicidade e seja recompensado por isso. Veja o Regulamento e saiba mais!

      Participante

      Indicado

      Copyright © 2024 Henrimar Piscinas. Todos os direitos reservados.

      Desenvolvido por Chilli360

      Véspera Tecnologia

      Nós usamos cookies

      Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

      Saiba mais