A História dos Óculos de Sol

Os óculos de sol são acessórios indispensáveis no dia a dia, além deles serem adereços estéticos, eles protegem os olhos dos nocivos raios ultravioleta, prejudiciais aos olhos. Sempre presente em piscinas, praias e dias de calor, os óculos podem ser usados em vários ambientes e até mesmo em dias nublados.

Sua história começou há séculos atrás. As primeiras lentes escuras a se ter notícias foram inventadas na China, mas não havia nada de estético nelas, eram usadas com finalidade medicinal, tingiam-se as lentes de chá para o tratamento da conjuntivite. O uso como conhecemos para filtrar os raios de sol foi registrado na Roma Antiga com o Imperador Nero, ele usava lentes grandes e esverdeadas para proteger seus olhos da claridade enquanto assistia as lutas nas arenas romanas.

No século XIII, na Europa, surgiram os primeiros óculos com 2 lentes, grandes, esverdeadas e muito pesadas. No século seguinte, graças aos franceses, o modelo de óculos foi reinventado, sendo fabricados mais leves e com apoio de nariz. As hastes laterais só foram aparecer no século XVII, na Alemanha, oferecendo mais conforto para quem as usava.

Já no século XX, os primeiros óculos da marca Ray Ban foram fabricados a pedidos de pilotos de avião que sofriam com a exposição excessiva do sol e tinham muita enxaqueca. Nessa época, criaram lentes escuras para fins de proteção e que permitissem enxergar na claridade. Os óculos ganharam, a partir daí, vários adeptos, tornando-se um grande sucesso, começando a ter uma preocupação estética.

O apogeu do uso dos óculos de sol foi especificamente nos anos 50 e 60, quando começaram a substituir as lentes de vidro por lentes de acrílico e policarbonato, deixando-as mais leve e com a possibilidade de serem confeccionadas em várias cores. Os óculos agora seguiam tendências da moda, surgiram modelos que se tornaram ícones como os “cat eyes” e os redondos preferidos dos hippies. Começaram a ser produzidos também óculos de modelagens maiores, sempre buscando modelos que oferecessem leveza e delicadeza nas armações. Hoje, existem milhares de modelos e cada pessoa usa um que se adapte melhor ao seu estilo.

Mas não é somente de beleza que é feito os óculos, eles possuem grande influência na saúde dos olhos, pois protegem dos raios UV. A Radiação UV traz severos problemas à saúde ocular, contribuindo com a degeneração macular senil, ou seja, prejudicando a saúde da retina com danos permanentes, levando até à cegueira. Por isso, não restrinja o uso dos óculos de sol apenas às piscinas e praias, deve-se usá-los todas as vezes que for sair de casa, mesmo em dias nublados, pois mesmo nesses dias, há incidência de raios UV. É importante priorizar a qualidade das lentes, sempre preferindo por aquelas que possuem proteção UV comprovada. O uso de óculos sem proteção é prejudicial à saúde, ele fere mais a retina do que quando estamos sem nenhuma proteção, pois a lente escura dilata nossa pupila, fazendo com que a entrada de raios UV seja maior.

Evolução dos óculos na moda:

http://nadafragil.com.br/evolucao-dos-oculos-na-moda/

http://oculos-de-sol.info/

A Importância dos óculos de sol na proteção dos olhos: http://www.maisequilibrio.com.br/saude/oculos-de-sol-cuidados-e-recomendacoes-5-1-4-1.html

 

Os comentários estão fechados.