Bebês na água: cuidado com a saúde de forma divertida

21 de abril de 2017
Bebês na água: cuidado com a saúde de forma divertida

Após nove meses dentro da barriga da mãe, é natural que os bebês se sintam completamente à vontade dentro da água. Isso porque é dentro da placenta que eles adquirem uma de suas habilidades mais surpreendentes: nadar.

Então tenho um peixinho em casa?

Sim! Até o primeiro ano de idade, os bebês possuem o chamado reflexo natatório. Isso possibilita que, embaixo d’água, eles sejam capazes de bloquear a respiração enquanto mexem seus braços e pernas. Esse fenômeno acontece graças a um detalhe anatômico que deixa a laringe posicionada acima da garganta.

Com a traqueia quase que diretamente conectada à cavidade nasal, a água não entra nos pulmões e vai direto para o estômago. É puro instinto dos pequenos.

Muito antes de darem os primeiros passinhos, ou até mesmo engatinhar, com treinamento feito dentro da barriga da mamãe,  os bebês sabem que pequenos chutes os levam para frente. Por isso, quando caem na água, bebês são verdadeiros peixinhos.

Mas calma! Também é preciso cautela.

Bebês podem ficar pouquíssimos minutos submersos sem se afogar. Por isso, é necessário sempre estar acompanhado de um responsável. Com eles, todo o cuidado é pouco.

Agora que você descobriu que seu bebê é um verdadeiro peixinho fora d’água, que tal aproveitar essa disposição natural e aderir a umas aulas de natação?

Um dos esportes mais procurados pelos pais, a natação, além de divertida e estimulante, encoraja a habilidade natural dos bebês de se movimentarem na água. Além disso, ela estimula o crescimento de forma mais divertida e relaxante.

Diferente do que muitos pensam, a natação não pretende ensinar os bebês a nadar, mas sim contribuir no desenvolviemnto sensorial e motor dos pequenos. Isso porque dentro da água eles ganham  consciência do seu corpo através de novas sensações proporcionadas pelo ambiente aquático. Isso faz com que os bebês desenvolvam mais confiança e autonomia e ainda se divirtam enquanto aprendem!

Do mesmo jeito que você cuida com o maior carinho do seu bebê, a Henrimar tem o maior cuidado com toda sua família. Confira nosso catálogo e comece hoje mesmo a colocar mais piscina em sua vida!