Benefícios do banho de piscina gelado!

26 de julho de 2019
Benefícios do banho de piscina gelado!

No tempo quente do verão brasileiro, ter uma piscina é a felicidade da família! Nada melhor que aproveitar o sol e o calor dando um tchibum para se refrescar na piscina com um banho gelado. Já à noite, como o sol incidiu sobre sua piscina o dia todo, é uma delícia se acalmar com uma água morninha. Mas nada é perfeito… Chega o frio do inverno, e com ele aquele antigo dilema: o que vou fazer com minha piscina? Será que vou simplesmente esquecer que ela existe?
Nada disso! Existem maneiras de aproveitar sua piscina até mesmo nesse clima mais frio. Você acredita que existem muitos benefícios de tomar um belo banho gelado de piscina? Não? Então preste atenção nas curiosidades a seguir, porque iremos te convencer e mostrar novas maneiras de aproveitar!

Benefícios de aproveitar o banho gelado

Quando você entrar na sua piscina, você vai perceber que logo se acostumará à temperatura da água. E, com isso, vai perceber que existem boas consequências. Até porque você poderá se divertir e relaxar dentro da água, e incentivar seu corpo a trabalhar mais eficientemente.

Força de vontade, resistência emocional e combate ao estresse

Comecemos falando sobre seu psicológico: sabe aqueles dias que você está desanimado? Ou então até mesmo lutando contra uma depressão? Pois bem: o banho gelado pode te ajudar muito! Ele age no seu sistema nervoso de maneira a liberar endorfina – o hormônio da felicidade. Assim, seu corpo é tomado pela sensação de bem-estar e otimismo. Dessa forma, você se sente mais animado e capaz de enfrentar as dificuldades do dia.
Consequentemente, o seu estresse será também combatido. Com a sensação de calma e tranquilidade, será mais fácil lidar com situações que te deixam nervoso.

Aumento da imunidade

Ao entrar na piscina para um banho gelado, o corpo é obrigado a se aquecer sozinho. Isso faz com que o metabolismo funcione mais rápido, levando à ativação do sistema imunológico. Ao ativar o sistema, há uma maior ativação das células brancas – também chamadas leucócitos – responsáveis por combater as doenças no organismo.

Melhora da circulação

Você já percebeu que, em jogos de futebol, quando os jogadores se machucam, é colocado gelo na lesão? Essa atitude ajuda a baixar a temperatura da parte do corpo, assim acelerando a entrega de sangue quente e oxigenado no local, aumentando a velocidade da recuperação. Seguindo esse raciocínio, o banho gelado de piscina faz com que todo o sangue no seu corpo circule de maneira mais rápida, assim fluindo melhor e então tornando o sistema circulatório mais eficiente.

Aceleração do metabolismo e gasto de calorias

Como já foi citado, a velocidade de funcionamento do metabolismo é aumentada ao longo da imersão em um banho gelado. Para que o corpo se aqueça sozinho, ele gasta mais calorias. Ou seja, a sua gordura corporal é queimada para que o corpo se mantenha aquecido.
Por isso, uma das boas consequências do banho gelado é também o estímulo da perda de gordura corporal – e então, a perda de peso. Quem não quer emagrecer sem perder certos hábitos alimentares? Maravilhoso!

Despertar e descansar

Tem dias que acordamos tão cansados, que pensamos que não daremos conta de enfrentar todos os afazeres. Muitas vezes, nem mesmo o café pode ajudar! Por isso, mude um pouco a rotina: que tal dar uma rápida mergulhada antes de ir trabalhar? O banho gelado na piscina com certeza assustará a preguiça e você despertará, dando um toque a mais de vitalidade para a sua rotina.
Do mesmo jeito, você pode ser beneficiado na hora que chegar em casa cansado. Dê um mergulho para desestressar e colocar de lado todos os problemas do dia. Assim, poderá aproveitar uma ótima noite de sono.

banho gelado

Imagem: Shutterstock

Não esqueça:

Cuidado com a temperatura ambiente

Apesar de dentro do banho gelado não haver problemas, você tem que se esquentar na hora de sair. A brisa de inverno pode te trazer um indesejado resfriado. Por isso, prepare-se para deixar uma toalha ao lado, e corra para um banho quente! Nada de ficar tomando friagem depois de mergulhar.

Sem medo!

Uma nova experiência, como aproveitar a água gelada, pode trazer uma certa apreensão. Entretanto, é necessário ter coragem para enfrentar esse tipo de desafio. Pense como se estivesse entrando numa cachoeira ou então piscina natural. Nada tão fora do normal, não é mesmo?
Então, com certeza é possível fazer o mesmo na sua casa, entrando para um banho gelado na sua piscina. Afinal, além da adrenalina, a água gelada pode trazer diversão, e acima de tudo, benefícios para sua saúde! Saia da sua zona de conforto e aproveite uma nova oportunidade – sozinho, ou junto com toda a família!</ahref=“http:>