Aquecedor solar para sua piscina: o que saber antes de comprar

5 de julho de 2019
Aquecedor solar para sua piscina: o que saber antes de comprar

Em qualquer época do ano, pensamos em tomar um banho de piscina para refrescar, curtir com a família e amigos e aproveitar o momento. Entretanto, essa água refrescante não pode ser confundida com água congelante. Até porque, com a água estando numa temperatura tão fria, é difícil pensar em entrar na piscina. Por isso, viemos aqui trazer uma solução para esse seu problema. Hoje em dia, existe aquecedor solar para piscina. Aprenda o que é, como funciona, preços e como ele pode te beneficiar. Preste atenção nas informações abaixo:

O que é

O aquecedor solar para piscina faz parte de produtos tecnológicos sustentáveis que cada vez mais encontram espaço no mercado. Isso vem acontecendo por causa de uma maior conscientização em relação ao bem da natureza. A energia que se gasta para aquecer a água, por meio desse equipamento, é o calor que vem do sol; ou seja, é sustentável.
Os aquecedores solares no geral podem ser encontrados de vários modelos, preços e tamanhos; mas todos eles têm a mesma função: esquentar a água. Entre eles, existem aqueles que esquentam a água de dentro da sua casa, como a água de pias e chuveiros. Porém, aqui falaremos melhor sobre o aquecedor solar para piscina; ou seja, que é específico para esquentar a água da sua piscina.

Como funciona

O aquecedor solar para piscina é constituído pelos chamados coletores solares. O mecanismo é simples: os coletores são encarregados de conservar o calor que vem do sol. Assim, com o sistema incorporado na casa de máquinas, eles coletam a água da piscina, a levam até as placas coletoras, esquentam todo o conteúdo, e depois a transmitem de volta para a piscina, já aquecida. Para essa atividade, não é necessário que se tenha um reservatório para armazenar a água quente, como é o caso dos aquecedores solares para casa. Afinal, com o coletor solar para piscina, a própria piscina é responsável por cumprir o dever de armazenar a água quente, pronta para você poder mergulhar.
Normalmente, a capacidade de aquecimento de uma placa coletora gira em torno de 2,5m² de lâmina de água. As placas ficam em cima do telhado, e costumam utilizar aproximadamente a mesma área da piscina em coletores. Isto é, uma piscina de 32m² necessita mais ou menos desse mesmo espaço no telhado para a instalação das placas.

aquecedor solar para piscina

Benefícios

Por ser um equipamento sustentável, com aquecedor solar para piscina, você acaba colaborando para uma conservação da natureza ao não gastar energias que não são renováveis, como de hidrelétricas. Além disso, o custo mensal é praticamente nulo: ele quase não precisa de manutenção, e todo o aquecimento é providenciado pelo próprio sol. A bomba que faz a circulação da água é muito pequena, e por isso não gasta mais do que 150w (o mesmo que uma lâmpada). Esse equipamento de aquecimento da água conta com alta absorção de calor do sol. Portanto, o principal é curtir uma água morninha e refrescante, em qualquer hora do dia, de maneira econômica.
Ainda, o coletor solar para piscina é normalmente fabricado em polietileno e alumínio, materiais que evitam o problema de oxidação causado pelos produtos de tratamento da água da piscina. A instalação é prática e ágil, e o transporte também.

Aspectos negativos

Apesar de os prós do aquecedor solar para piscina serem mais numerosos, é indispensável também pensar nos contras. Tenha em mente que o aquecedor solar para piscina funciona de acordo com a exposição ao sol. Por isso, em dias nublados e mais frios, pode ser que a eficiência do produto seja mais baixa. Além disso, em regiões muito frias, pode haver o congelamento das águas enquanto elas passam pelos coletores nas horas da madrugada. Então, é necessário contar também com um sistema anti-congelamento.

Preços

Apesar de deixarmos bem claro que, mensalmente, não há praticamente custo nenhum com o equipamento, é necessário ter em mente um pequeno detalhe: como fazer para adquiri-lo. Como todo produto, é preciso que se compre o aquecedor solar para piscina, para que possa aproveitar de seus benefícios. Por isso, fique atento ao valor imediato do mesmo. Ou seja, ao valor de aquisição dos aquecedores solares. Eles podem ser bem caros, de acordo com aquilo que você precisa para o tamanho da sua piscina, então é indispensável que se faça uma boa pesquisa antes da compra. Tente fazer orçamentos das peças e também da instalação. Assim, você ficará ciente dos modelos com preços acessíveis para você. Geralmente, o preço pode variar de R$2.000 a R$6.000, dependendo do tamanho da sua piscina.

aquecedor solar para piscina

Com todas as informações aqui disponibilizadas, você agora tem mais noção de como funcionam os aquecedores solares para piscinas. Assim, você tem a chance de considerar se essa é a solução para o seu problema e contatar uma empresa de confiança para fazer o orçamento do equipamento para a sua casa!

Caso a aquisição de um aquecedor ainda não possa fazer parte dos seus planos confira nosso blog com 5 truques para esquentar antes do mergulho na piscina!