Aquecedor solar para piscina: compensa financeiramente?

24 de abril de 2020
Aquecedor solar para piscina: compensa financeiramente?

Muitas pessoas hesitam bastante ao decidir por ter ou não um aquecedor para as suas piscinas, porque, geralmente, esse investimento acarreta em custos mensais altos – sem falar da manutenção recorrente. Mas a verdade é que, se você pesquisar bem, encontrará uma solução efetiva que supera todos essas desvantagens. O aquecedor solar para piscinas é sustentável, econômico e, sem dúvidas, vale a pena para o seu bolso. Confira com a gente o porquê:

Energia solar é gratuita

Não há dúvidas de que o aquecedor solar é uma das formas mais baratas para manter a sua piscina em uma temperatura agradável para o banho. Afinal, a energia solar é gratuita e você não paga nada por ela. Então, ao contrário dos aquecedores a gás ou especialmente dos movidos a energia elétrica, aquecer a sua piscina não pesará tanto mês a mês no seu bolso.

Sendo assim, o custo tido com a aquisição do equipamento, bem como com a sua instalação, são também compensados com o passar do tempo!

Aquecedores solares para piscina são mais confiáveis

É um grande problema quando investimentos em um equipamento, principalmente quando possui um custo relativamente alto, e ele apresenta falhas de funcionamento. Assim o facilitador acaba se tornando uma dor de cabeça. E mais, com um custo maior do que o esperado.

A energia solar, contudo, em sua aplicação geral, não faz uso de motores ou ventiladores que podem quebrar eventualmente, ou trocadores de calor que corroem com o tempo. Ao invés disso, os materiais utilizados nos aquecedores solares para piscinas são duradouros e resistentes, inclusive à ação do tempo!

Instalação rápida e fácil

Outra vantagem econômica dos aquecedores solares para piscinas é que ele é instalado em poucas horas. Dessa forma, você não precisará esperar dias e dias para que a instalação seja concluída. Além disso, ao contrários de outros aquecedores, o solar não demanda a colocação de encanamento no solo, gás ou eletricidade. Desse modo, a grama do seu quintal permanece intacta e sem danos.

A manutenção é quase zero

Devido à sua alta resistência, os aquecedores solares demandam pouca manutenção. Não há risco de ocorrer curto-circuito, ferrugem ou problemas por causa do acúmulo de poeira, entre outras partículas. O máximo que pode acontecer é ter vazamento nos tubos, o que pode ser resolvido facilmente. Por essa razão, muitos até dizem que esse tipo de aquecedor não precisa de manutenção – ainda que seja sempre bom ficar atento para não negligenciar possíveis problemas.

A média de duração de um aquecedor solar de piscina é de 15 a 20 anos. Portanto, ainda que exija investimento inicial, o custo, como já mencionamos, é compensado a longo prazo!

Preço dos aquecedores solares para piscina

O valor do equipamento varia de acordo com o tamanho da sua piscina, podendo ser de 2 mil a 6 mil reais. Recomendamos que você entre em contato com uma empresa de confiança para entender quais são suas necessidades e o orçamento adequado decorrente delas.

Caso ainda queira saber mais sobre os aquecedores solares, acesse outro de nossos blogs: Aquecedor solar para sua piscina: o que saber antes de comprar!