Tratamento contra algas na piscina: o sulfato de cobre é efetivo?

22 de maio de 2020
Tratamento contra algas na piscina: o sulfato de cobre é efetivo?

Não é preciso ter uma piscina para saber das vantagens que ela oferece. Afinal, quem não gosta de curtir com os amigos ou com a família (ou sozinho mesmo) em um espaço relaxante e que também proporciona muita diversão? Porém, é apenas quando temos uma piscina que ficamos por dentro também das responsabilidades que vêm junto. Como os cuidados para mantê-la sempre limpa. Nesse processo, você sabia que algo importante a se considerar é o sulfato de cobre? Esse produto apresenta uma série de benefícios, entre os quais está o tratamento contra as algas na piscina!

As algas são um problema bastante comum e que causam dor de cabeça para muita gente. Por isso, este blog vai ajudar você a lidar melhor com a situação!

O que é o sulfato de cobre?

O sulfato de cobre é um composto mineral utilizado com frequência como algicida nas piscinas, sendo eficaz ainda no combate de fungos em jardins ou em lavouras. Ele também é conhecido pelo nome de “pedra azul” por causa da coloração em que é comercializado.

O produto apresenta eficiência por ser tóxico a esses microrganismos. E, quando em contato com eles, o sulfato de cobre causa danos aos seus metabolismos. Dessa forma, há uma ação dupla. Além de impedir que se reproduzam, o mineral também elimina as algas que já estão na piscina.

Cuidados a se tomar ao tratar sua piscina contra as algas

Assim sendo, o sulfato de cobre é de fato eficiente para combater qualquer tipo de alga: o crescimento é controlado e elas são eliminadas. Mas é preciso ter cuidado durante sua aplicação, pois, quando adicionado incorretamente, o produto pode causar manchas na piscina!

Além disso, é importante deixar claro que você não deve fazer uso do sulfato de cobre caso a piscina tenha um sistema de desinfecção à base de biguanida (um produto alternativo para o cloro).

Outro ponto a se ressaltar é que o sulfato de cobre aumenta os níveis de alcalinidade da sua piscina. Então, para que a química da água não seja prejudicada, você não deve utilizá-lo como tratamento químico regular. É preferível adicionar o produto conforme a quantidade de água com alga a ser tratada.

Como usar o sulfato de cobre para tratar a alga na piscina?

Sabendo agora da eficiência do produto, mas que é necessário também tomar cuidado ao utilizá-lo, resta então aprendermos como isso deve ser feito!

Não precisa se preocupar, ainda que tenha que existir o cuidado, a forma certa de aplicar o sulfato de cobre não é nada complicada. Basta seguir passos simples que você não terá problemas.

Dito isso, acesse nosso blog sobre como utilizar o sulfato de cobre para piscinas. Lá nós explicamos todas as etapas! Confira!