Químicos da piscina: o que é Alcalinidade Total e Dureza Total?

31 de julho de 2020
Químicos da piscina: o que é Alcalinidade Total e Dureza Total?

A manutenção da água da sua piscina pede cuidado e um pouco de conhecimento a respeito dos diferentes químicos que a compõe. Uma vez que cada um deles exerce um papel importante para manter a água sempre própria para o banho. A alcalinidade total e a dureza total são algumas dessas substâncias. Neste blog iremos descobrir por que são tão importantes e o que você deve fazer para mantê-los sempre na medida certa!

O que é alcalinidade total?

Alcalinidade total é a concentração total de íons dissolvidos presentes na água (carbonatos, bicarbonatos, fosfatos, hidróxidos, silicatos, boratos, entre outros). No entanto, mais importante do que isso, é a alcalinidade total que determina a estabilidade do pH da piscina. Ela atua como uma espécie de amortecedor capaz de absorver a instabilidade presente na água.

Dessa forma, a química da piscina é mantida estável com mais facilidade. Logo, manter a alcalinidade total sempre na medida certa é indispensável para que a água da sua piscina esteja regularmente saudável.

Uma alcalinidade total baixa causa a instabilidade do pH, que passa a variar demais, normalmente apresentando uma queda abrupta. Já a água com um nível de alcalinidade alto tende a fazer o pH subir, causando nebulosidade, esverdeamento ou a formação de sais sólidos aparentes na superfície da água.

Como ajustar o nível de alcalinidade total

A alcalinidade total da piscina deve ser testada uma vez por semana com um estojo de testes. Ela deve estar em torno de 100 ppm. Caso a alcalinidade total esteja alta, adquira um produto químico adequado (bissulfato de sódio ou ácido muriático) e aplique corretamente de acordo com as instruções disponibilizadas pelo fabricante.

Se a alcalinidade total estiver baixa, você pode corrigir seus níveis de duas formas: fazendo uso do bicarbonato de sódio ou de qualquer tipo de produto feito para aumentar a alcalinidade. Mas é importante que esse produto também seja feito de bicarbonato de sódio! E mais uma vez, de acordo com as instruções.

Feito isso, não encoste na água por pelo menos 6 horas. Os produtos podem causar irritação! Passado o tempo, faça o teste de alcalinidade total novamente. Se ainda estiver desregulada, repita o processo.

O que é dureza total?

A dureza total representa a concentração total de sais, especialmente o magnésio e o cálcio dissolvidos na água. E deve ter seu nível entre 200 a 400 ppm.

Uma dureza de cálcio desregular também causa problemas. Se estiver baixa, a água se torna corrosiva, ou seja, as superfícies da piscina podem ficar desgastadas e manchadas. Assim como equipamentos e acessórios em geral, que podem ficar enferrujados.

Em caso de níveis altos de dureza de cálcio, ocorre a formação de incrustações nas superfícies da piscina, nos tubos, encanamentos e filtros. Em casos mais graves, a água fica turva. Mas, além disso, se as pessoas entrarem em contato com a água em tal estado, ela causa irritação.

Como ajustar o nível de dureza total

Se a dureza do cálcio estiver acima de 400 ppm, será necessário drenar parte da água da piscina e adicionar água tratada em seguida. Com isso, os níveis altos serão reduzidos. Já que parte da água rica em cálcio é retirada. Para aumentar a dureza do cálcio, o recomendado é colocar cloreto de cálcio na água.

Caso esteja precisando conhecer mais sobre os químicos presentes na água da sua piscina, acesse outro de nossos blogs e fique por dentro! Assim a diversão será melhor e mais segura para todos!