Quais os acessórios essenciais para limpar a piscina?

8 de maio de 2020
Quais os acessórios essenciais para limpar a piscina?

Junto dos dias de lazer proporcionados pela sua piscina, haverão também momentos em que você precisará cuidar dela para que esteja sempre perfeita para o próximo mergulho! No entanto, a manutenção não precisa ser uma tarefa complicada. E o primeiro passo para isso é ter os acessórios de piscina certos para facilitar esse processo.

Neste blog estamos trazendo para você uma lista de acessórios essenciais para a limpeza da sua piscina. Confira:

1. Filtro

O filtro é um importante acessório para a sua piscina, pois ele é responsável por filtrar impurezas, tais como poeira, terra, grama, etc, que acabam caindo na água. O ideal é que você deixe o filtro em funcionamento por pelo menos 6 horas diárias, que é o tempo médio necessário para realizar uma filtragem completa.

Além disso, uma hora ou outra será preciso limpar também o filtro em si. Mas isso dependerá da frequência com que a piscina é utilizada, bem como do tipo de equipamento que você possui. Sendo assim, a dica é prestar atenção ao manômetro, usado para mostrar a pressão interna do filtro. Inicialmente ele apresentará um determinada pressão: anote-a. Quando essa pressão aumentar em 0,6 kgf/cm² estará na hora da limpeza. A falta de claridade na água também é outro sinal importante.

2. Bomba

A bomba é o acessório da sua piscina que está encarregado de impulsionar a circulação da água. Graças a isso o filtro é capaz de trabalhar. A bomba suga a água do tanque e a direciona até as tubulações. Nesse momento, a água passará pelo filtro e terá, assim, as partículas indesejadas retiradas. E então ela retorna para o tanque.

3. Aspirador

Com o aspirador, você pode retirar as impurezas que ficam depositadas no fundo da piscina com facilidade. Para isso é necessário conectar uma mangueira ao equipamento. Mas faça isso com cuidado, para que nenhuma bolha de ar passe despercebida e fique dentro dela.

E atenção: quando terminar de usar o aspirador e for retirar a mangueira, tome as devidas precauções para a sujeira não cair novamente na piscina!

4. Skimmer

Outro acessório importante para a limpeza da sua piscina é o skimmer. Ele geralmente tem o formato de uma caixa e fica embutido na parte superior da piscina. Esse equipamento tem como função principal aspirar a água.

Dito isso, muitos podem se questionar da real necessidade do skimmer, já que, comparado aos acessórios de piscina já vistos, ele apenas faria mais do mesmo. Mas isso não é verdade, já que ele retira as impurezas da camada superior da água, a qual tem uma quantidade menor de cloro. Tendo, portanto, uma maior concentração de microrganismos.

O skimmer, como o filtro, também retém as impurezas. Então é fundamental limpá-lo com frequência.

5. Peneira

A peneira é um acessório de piscina bastante simples, mas que ajuda a preservar a superfície da água sempre limpa. Uma vez que, com ela, você pode retirar sempre que necessário folhas, gravetos, entre outros detritos que ficarem à vista.

6. Escova e cabo telescópico

Por último, mas não menos necessária, é a escovação das paredes da piscina. Isso pode ser feito facilmente com uma escova e um cabo telescopico, no qual você pode prendê-la para tornar a tarefa mais simples. Use-a pelo menos uma vez por semana para remover algas e outros tipos de sujeira que não podem ser retirados de outra maneira!

Outra medida importante para manter sua piscina sempre limpa é ficar de olho no pH da água. Confira nosso blog sobre o assunto: Água limpa e saudável: o que significa uma piscina com pH balanceado?

Se você manter uma rotina adequada, a manutenção da sua piscina não será um fardo. O problema é lembrar dela apenas na hora de se divertir. Então se programe bem e aproveite sempre que desejar!